Blog Layout

Tudo o que você precisa saber sobre endometriose profunda

2 de dezembro de 2019

Você sabe o que é endometriose? O quanto você sabe sobre endometriose profunda? Conhece os sintomas, formas de tratamento? Encontre aqui tudo o que você precisa conhecer sobre isso.

A endometriose acontece quando o endométrio, a parede interna do útero que descama a cada menstruação, retorna da cavidade uterina de onde deveria estar para dentro do abdome através das tubas uterinas, causando problemas a outras partes do organismo, geralmente na região do abdômen e do sistema reprodutivo.

Os órgãos mais afetados costumam ser a bexiga e os intestinos, por conta de sua proximidade com o útero, mas órgãos mais distantes, como o cérebro e os pulmões, também podem ser afetados, dependendo da gravidade da situação, porém de forma muito mais rara.

A endometriose profunda é um estágio disseminação do endométrio pelo abdome, em que os focos da doença se aprofundam nos órgãos em que estão em contato como o peritônio ou intestinos por exemplo, além de 5mm de profundidade, independentemente do tamanho de cada nódulo, ou seja, podem ser pequenos porém profundos. Essa invasão mais profunda pode gerar um fluxo menstrual mais intenso e doloroso. Nesses casos, a paciente muitas vezes é encaminhada para a cirurgia.

Infelizmente, ainda não se pode apontar com precisão todas as causas da endometriose, mas já se sabe que há um forte componente genético, visto que as filhas de mulheres que desenvolvem um estágio avançado da doença têm um risco seis vezes maior de desenvolvê-la. Algumas doenças imunológicas da tireoide também podem ter relação com a infecção. Menstruar muito e por muito tempo pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da doença, assim como uma dieta rica em gordura animal, o sedentarismo e falta de nutrientes como os adquiridos com verduras e legumes.

Alguns fatores externos, como o uso de alguns pesticidas, poluentes industriais e a ingestão de bisfemol-A (substância liberada no aquecimento do plástico BPA) também podem aumentar os riscos de se desenvolver endometriose.

O principal sintoma da endometriose profunda envolve, basicamente, fortes dores: intensas cólicas menstruais, quase incapacitantes, dor durante a após as relações sexuais, dor nas costas e ao urinar ou evacuar. A intensidade das dores é um fator importante que indica que um médico deve ser urgentemente procurado. A infertilidade também é um sintoma frequente em mulheres com a doença.  

Para conseguir dar um diagnóstico certeiro, o médico ginecologista pode pedir alguns exames, como uma ressonância magnética ou uma ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal. Exames de sangue também podem ser necessários para identificar outras irregularidades, tais como o aumento do hormônio CA125, que também pode ser um indicativo da disseminação da endometriose.

O tratamento pode variar de acordo com a profundidade da doença. Pode ser que apenas o uso contínuo de um anticoncepcional seja suficiente, cortando o fluxo menstrual e minimizando as dores, principalmente naquelas que não desejam engravidar no momento. Acupuntura e fisioterapia também podem ser opções para auxiliar no tratamento, e, caso nada disso funcione, pode ser necessário retirar os focos de endometriose por meio de uma cirurgia laparoscópica ou com auxílio robótico.

O artigo esclareceu suas dúvidas sobre endometriose profunda? Caso tenha ficado alguma dúvida, escreva nos comentários! Você pode achar outros artigos interessantes aqui no site.

Dr. Alexandre Bertoncini

fistulectomia perianal
Por Alexandre Bertoncini 26 de fevereiro de 2025
Entenda o procedimento da fistulectomia perianal, indicações, técnicas, riscos, recuperação e cuidados pós-operatórios para tratamento eficaz.
endometriose intestinal causa gases
Por Alexandre Bertoncini 20 de fevereiro de 2025
A endometriose intestinal causa gases? Descubra agora.
gastrite crônica
Por Alexandre Bertoncini 11 de novembro de 2024
Descubra tudo sobre gastrite crônica: sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos. Aprenda a lidar com essa condição para melhorar sua qualidade de vida.
cirurgia robótica para hérnia abdominal
Por Alexandre Bertoncini 4 de novembro de 2024
A cirurgia robótica para hérnia abdominal oferece maior precisão, menos dor e recuperação mais rápida quando comparada a aberta. Entenda o procedimento e seus benefícios detalhadamente.
o que é polipectomia de cólon
Por Alexandre Bertoncini 20 de setembro de 2024
Você sabe o que é polipectomia de cólon? Conheça o que é, como é realizada, benefícios e prevenção.
tipos de cirurgia no fígado
Por Alexandre Bertoncini 12 de setembro de 2024
Conheça os diferentes tipos de cirurgia no fígado e entenda sobre as indicações cirúrgicas e os benefícios | Dr. Alexandre Bertoncini
Hemorroida Externa
Por Alexandre Bertoncini 27 de agosto de 2024
Saiba tudo sobre hemorroida externa: causas, sintomas, diagnósticos, tratamentos, prevenção, e cirurgia. Informações médicas detalhadas e atualizadas.
obstrução intestinal por endometriose
Por Alexandre Bertoncini 14 de agosto de 2024
Explore os sintomas e opções de tratamento para a obstrução intestinal causada por endometriose. Continue a leitura para compreender mais sobre esse quadro.
cirurgia de hérnia epigástrica
Por Alexandre Bertoncini 8 de agosto de 2024
Descubra quando a cirurgia de hérnia epigástrica é necessária e quais as técnicas cirúrgicas disponíveis.
Tratamento da Gastrite Atrófica
Por Alexandre Bertoncini 28 de junho de 2024
Descubra os tratamentos mais recentes e eficazes para a gastrite atrófica, incluindo novas diretrizes e terapias inovadoras.
Share by: