Cirurgia de Whipple ou Gastroduodenopancreatectomia
Cirurgia de Whipple ou Gastroduodenopancreatectomia: tumor está confinado à cabeça do pâncreas e há a remoção da cabeça do pâncreas e parcial ou total de órgãos vizinhos como estômago e o início do intestino delgado (duodeno);
Duodenopancreatectomia
Duodenopancreatectomia: semelhante à cirurgia de Whipple, mas a parte inferior do estômago não é removida;
Pancreatectomia Total
Pancreatectomia Total: para tumores no corpo ou na cabeça do pâncreas e há a remoção total do pâncreas e do baço geralmente. No entanto, é raramente utilizada, pois o pâncreas é responsável pela produção da insulina e com sua retirada total, os pacientes deixam de produzi-la e ficam dependentes de altas doses de insulina e um diabetes de difícil controle;
Pancreatectomia Distal
Pancreatectomia Distal: tumores estão na cauda e corpo do pâncreas e há a remoção da cauda / lado esquerdo do pâncreas, associado ou não à remoção do baço.
Os principais fatores de risco do câncer de pâncreas são o tabagismo, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de gordura e de carnes vermelhas, diabetes mellitus e pancreatite crônica não hereditária.
É possível. Estima-se que 20% dos casos evoluem para a pancreatite aguda grave, acentuando em muito o quadro e com a possibilidade de lesão de outros órgãos (como pulmões, pâncreas e fígado). Em relação ao pâncreas, especificamente, a principal complicação que pode ocorrer é que ele pode necrosar e infectar, resultando na necessidade de tratamento cirúrgico para a retirada em muitos casos.
Consulta particular pré-agendada, presencial ou por telemedicina
Auxilio para reembolso total ou parcial, mediante análise do seu convênio
Alameda dos Maracatins, 1435
Cj 1007/1008
Moema, São Paulo - SP
(11) 98351-0555
contato@dralexandrebertoncini.com.br
Alameda dos Maracatins, 1435
Conjuntos 1007/1008
Moema, São Paulo
CEP: 04089-015