Blog Layout

Os principais sintomas da Doença de Crohn

2 de dezembro de 2019

Alguns dos principais sintomas da Doença de Crohn podem ser facilmente confundidos com outras doenças do intestino, como a síndrome do intestino irritável por exemplo.

Diarreia, dor abdominal, acompanhadas de perda de peso e sangue misturado com as fezes são apenas alguns dos principais sintomas da Doença de Crohn, mas, além desses, há outros sintomas que atingem diferentes órgãos, como a pele, as articulações e os olhos.
A doença de Crohn é um processo inflamatório do trato gastrointestinal, de caráter crônico e bastante invasivo, autoimune – isto é, desencadeado por uma agressão do próprio organismo ao intestino – que acomete todo o sistema digestivo desde a boca até o ânus, em todas as camadas da parede intestinal.
Os principais sintomas da doença de Crohn

1. Dor abdominal

A dor abdominal é um dos sinais mais comuns da Doença de Crohn. Devido à inflamação, os músculos sofrem espasmos no interior das paredes intestinais, e isso provoca contrações, favorecendo a dor abdominal percebida como uma cólica intestinal, que pode ser agravada após as refeições.

2. Diarreia

A Doença de Crohn, classificada como leve, moderada e grave, contribui para a perda de líquidos e sais minerais através da diarreia. Os movimentos intestinais ficam mais intensos e frequentes, fazendo a pessoa ir ao banheiro geralmente mais de 4 vezes ao dia. Isso pode resultar em complicações, como a desidratação.

3. Perda de peso

A desidratação causada pela diarreia também pode ser fator para a perda de peso, mas a Doença de Crohn pode afetar diretamente a absorção dos nutrientes no intestino, levando a desnutrição, perda de peso e diversos outros sintomas associados como fraqueza, perda de cabelo, unhas fracas entre outros.

4. Sangramento nas fezes

Um dos principais sintomas da Doença de Crohn é o sangue presente nas fezes. A ação é provocada pela passagem de alimento nos intestinos inflamados que se encontram frágeis e sangram facilmente. Mas é bom observar que nem sempre o sangue sairá durante as evacuações; pode ser expelido antes, indicando também outros problemas eventualmente até mais graves.

5. Náuseas e vômitos

Algumas manifestações da Doença de Crohn podem causar o bloqueio da passagem dos alimentos no intestino devido a uma cicatriz formada no trato gastrointestinal como consequência da inflamação aguda ou crônica. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, refluxo, inchaço (ocorre em 25% dos pacientes), perda de apetite e parada de eliminação de fezes e até gases.

6. Fadiga

Sentir-se cansado é um sinal comum em pessoas com Doença de Crohn, já que devido à perda de líquidos e, consequentemente, à desidratação, desnutrição, inflamação crônica e até graus variados de anemia.

7. Lesões na região anal

É possível que a pessoa com a Doença de Crohn sofra com dor próxima ao ânus com saída de secreção local, numa condição chamada de fístula perianal. Essa manifestação não é exclusiva da Doença de Crohn mas pode ocorrer em cerca de 30% dos pacientes com Doença de Crohn. A Doença de Crohn também pode causar lesões na área anal causando hemorroidas, fissuras e abscessos (acúmulo de pus).

Outros sintomas da doença de Crohn

Artrite (doença que afeta as articulações), feridas ulcerativas (aftas), doenças de pele (pioderma gangrenoso) — dolorosas e avermelhadas — e olhos mais sensíveis e constantemente vermelhos também fazem parte do quadro de sintomas da doença de Crohn.

A Doença de Crohn atinge homens e mulheres, a partir dos 20 a 30 anos de idade, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária. Se você apresenta alguns desses sinais da Doença de Crohn, consulte um médico.

A Doença de Crohn ainda não tem cura, mas é possível fazer tratamentos para controle da doença e adotar hábitos saudáveis, como uma boa alimentação rica em vitaminas do complexo B e evitar o cigarro, cujas substâncias tóxicas agravam e muito o problema.

Este artigo trouxe uma lista com os principais sintomas da Doença de Crohn. Para mais informações, deixe a sua dúvida nos comentários e acompanhe outros artigos deste site que poderão ajudá-lo a cuidar melhor da sua saúde.

Dr. Alexandre Bertoncini

fistulectomia perianal
Por Alexandre Bertoncini 26 de fevereiro de 2025
Entenda o procedimento da fistulectomia perianal, indicações, técnicas, riscos, recuperação e cuidados pós-operatórios para tratamento eficaz.
endometriose intestinal causa gases
Por Alexandre Bertoncini 20 de fevereiro de 2025
A endometriose intestinal causa gases? Descubra agora.
gastrite crônica
Por Alexandre Bertoncini 11 de novembro de 2024
Descubra tudo sobre gastrite crônica: sintomas, causas, diagnóstico e tratamentos. Aprenda a lidar com essa condição para melhorar sua qualidade de vida.
cirurgia robótica para hérnia abdominal
Por Alexandre Bertoncini 4 de novembro de 2024
A cirurgia robótica para hérnia abdominal oferece maior precisão, menos dor e recuperação mais rápida quando comparada a aberta. Entenda o procedimento e seus benefícios detalhadamente.
o que é polipectomia de cólon
Por Alexandre Bertoncini 20 de setembro de 2024
Você sabe o que é polipectomia de cólon? Conheça o que é, como é realizada, benefícios e prevenção.
tipos de cirurgia no fígado
Por Alexandre Bertoncini 12 de setembro de 2024
Conheça os diferentes tipos de cirurgia no fígado e entenda sobre as indicações cirúrgicas e os benefícios | Dr. Alexandre Bertoncini
Hemorroida Externa
Por Alexandre Bertoncini 27 de agosto de 2024
Saiba tudo sobre hemorroida externa: causas, sintomas, diagnósticos, tratamentos, prevenção, e cirurgia. Informações médicas detalhadas e atualizadas.
obstrução intestinal por endometriose
Por Alexandre Bertoncini 14 de agosto de 2024
Explore os sintomas e opções de tratamento para a obstrução intestinal causada por endometriose. Continue a leitura para compreender mais sobre esse quadro.
cirurgia de hérnia epigástrica
Por Alexandre Bertoncini 8 de agosto de 2024
Descubra quando a cirurgia de hérnia epigástrica é necessária e quais as técnicas cirúrgicas disponíveis.
Tratamento da Gastrite Atrófica
Por Alexandre Bertoncini 28 de junho de 2024
Descubra os tratamentos mais recentes e eficazes para a gastrite atrófica, incluindo novas diretrizes e terapias inovadoras.
Share by: