Banhos de assento com água morna e uma dieta rica em fibras podem ser bastante úteis no tratamento para hemorroidas.
A pouca ingestão de água é outro fator que tende a desencadear a prisão de ventre, agravando o problema. Conheça outros tratamentos à base de cirurgias pouco invasivas, como a ligadura elástica, cirurgias para hemorroidas sem dor, intervenções cirúrgicas mais invasivas e medicamentos para hemorroidas.
Um excelente tratamento para hemorroidas começa por mudanças simples no estilo de vida e que reduzem em muito o desconforto causado pelas hemorroidas. Consiste em uma dieta à base de fibras e muita água, pois, além de reduzir o atrito das fezes entre o reto e o ânus, isso evita a prisão de ventre.
Esse tratamento pode ser eficaz tanto para prevenir os sintomas de hemorroida quanto para tratar o problema já existente. No entanto, o médico poderá recomendar algum medicamento oral ou local na forma de cremes ou pomadas a depender do caso.
Vamos listar, neste conteúdo, alguns tratamentos para hemorroidas mais eficientes para que você possa ter qualidade de vida. Acompanhe!
Tratamentos caseiros
Manter uma dieta equilibrada
Um fator que agrava a hemorroida é a constipação (prisão de ventre), que deixa as fezes endurecidas e dificulta sua saída. Para evitar esse problema, é sempre bom investir em uma dieta rica em fibras e não deixar de ingerir bastante água durante o dia. Assim como a prisão de ventre, a diarreia crônica também desempenha um papel negativo na piora das hemorroidas e de seus sintomas. Portanto, a ingestão de fibras também ajuda a regular o intestino mais solto!
Esse tratamento melhora o trânsito intestinal e amolece as fezes, para que elas possam sair mais facilmente e sem causar atrito no ânus.
Alguns alimentos que contêm fibras são:
Cereais e sementes – aveia, cevada, trigo, linhaça, castanha de caju, centeio;
Verduras e derivados – cenoura crua, brócolis cozido, pimentão verde, farinha de mandioca;
Leguminosas – amendoim, lentilha cozida, farinha de soja;
Frutas – abacate, laranja da terra, goiaba.
O consumo diário de fibras garante não só um excelente tratamento para hemorroidas como também ajuda a baixar o colesterol e a controlar a diabetes!
No entanto, apenas as fibras não são o suficiente! Se consumidas em quantidades adequadas mas sem a hidratação necessária podem inclusive agravar a prisão de ventre e piorar a sensação de “gases”. Por isso é recomendado que seja ingerido ao dia ao menos 30 vezes seu peso em mililitros de água, água de coco, sucos naturais ou chás claros. Isso quer dizer que uma pessoa com 70Kg deverá consumir ao menos 2100ml de líquidos ao dia.
Banhos de assento
Banhos de assento com água morna e plantas medicinais (como camomila, hamamelis e lavanda) são ótimos para aliviar a dor e inchaço provocados pela hemorroida. Basta permanecer sentado por ao menos 5 – 10 minutos e repetir algumas vezes durante o dia, caso necessário. Quanto mais vezes melhor!
Abolir o uso do papel higiênico
O trauma causado pelo uso do papel higiênico piora o desconforto e leva a uma piora do inchaço da região e por isso deve ser evitado. O mesmo vale para lenços umedecidos que, apesar de machucarem menos, ainda não são ideais para a higiene local. O recomendado é o uso de duchas íntimas, bidê ou mesmo tomar banho após ir ao banheiro.
Medicamentos
Os medicamentos para hemorroidas incluem pomadas com corticoides ou lidocaína (ambas ajudam a reduzir a dor) e emolientes que facilitam a saída das fezes sem esforço.
O uso de comprimidos e supositórios também podem ser receitados pelo médico, além disso, algumas pomadas são indicadas para diminuir o tamanho da hemorroida e aliviar a dor e desconforto.
Porém, o uso de pomadas não é aconselhado sem a avaliação médica pois o uso de certos componentes destas fórmulas por um período além do necessário ou de forma repetida pode levar a efeitos colaterais bastante indesejáveis. Portanto evite aconselhar-se diretamente com um conhecido ou um farmacêutico.
Tratamentos pouco invasivos
Os tratamentos pouco invasivos são usados quando os tratamentos caseiros ou o uso de medicamentos já não são suficientes. Conheça alguns métodos mais comuns nesse caso:
Ligadura elástica
Um tratamento para hemorroidas bastante eficaz é a ligadura ou laqueação elástica, técnica bastante usada em caso de hemorroida interna. O método consiste em introduzir uma borracha na base das hemorroidas através da anuscopia e é um procedimento que pode ser realizado no próprio consultório médico.
Esse procedimento causa necrose dessas veias, caindo sozinha em no máximo quatro dias. É indolor e sem anestesia. A limitação é que só tem indicação no tratamento para hemorroidas ainda iniciais.
Escleroterapia
Assim como a ligadura elástica, a escleroterapia também causa necrose do tecido acima das hemorroidas usando a anuscopia. O método consiste na injeção de uma solução química para inflamar e “elevar” a hemorroida de volta a sua posição original. Também é reservada para casos mais iniciais.
Coagulação infravermelha
Outro método que tem a anuscopia como auxílio é a coagulação infravermelha (chamada de coagulação a laser, erroneamente). Para queimar e retrair as hemorroidas, são aplicadas ondas de infravermelho no local. Também é uma alternativa para os casos mais iniciais.
Tratamento cirúrgico
A cirurgia mais invasiva é indicada em casos mais graves em que nenhum dos métodos citados são suficientes. Conheça alguns desses procedimentos que ajudam pessoas com hemorroidas graus III ou IV, ou aquelas com trombose:
Hemorroidectomia
As técnicas convencionais principalmente utilizadas são a técnica de Miligan-Morgan ou técnica Ferguson, que são feitas sob anestesia peridural ou geral e consiste na remoção das hemorroidas mais dilatadas. Devem ser realizadas em centro cirúrgico e a depender do paciente pode ter alta no mesmo dia após algumas horas da cirurgia ou no dia seguinte, o que precisa ser discutido com seu médico.
Anopexia mecânica
É uma técnica mais moderna e menos dolorosa também chamada de Técnica de Longo. Ela consiste no grampeamento do tecido acima das hemorróidas em uma área sem sensibilidade, através de um dispositivo específico. Como a área tratada não tem nervos que sentem dor o procedimento é relacionado a um período pós-operatório mais confortável.
THD
THD (desarterialização hemorroidária trans anal guiada por Doppler) é uma técnica criada em meados da década de 90, com o objetivo de suturar as artérias e reduzir o fluxo sanguíneo nas regiões hemorroidais com o uso do doppler (ultrassom) introduzido no ânus, além de realizar a elevação das hemorróidas devolta à sua posição original combinando portanto dois tratamentos em um.
A THD vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, oferecendo baixo risco de recidiva e de sangramentos, com resultados comparáveis à técnica de anopexia mecânica. Além disso, o pós-operatório é menos doloroso, e o paciente pode retomar suas atividades dentro de 48 horas, assim como na técnica por grampeamento.
Você já utilizou alguma forma dentro dessa lista de tratamento para hemorroidas? Compartilhe conosco
a sua experiência e ajude mais pessoas a não temerem as hemorroidas, mas, sim, buscar o tratamento correto.
E para ter acesso a mais conteúdos que vão ajudar a promover sua saúde,
não deixe de acompanhar nosso blog!